quarta-feira, 3 de outubro de 2018


Cabrália - Brigada contra incêndio
Equipe formada e em busca de parcerias público/privado.



De 24 a 28 de setembro, Cabrália recebeu equipe de brigadistas contra incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

Durante esses dias, 22 pessoas passaram por aulas teóricas e práticas referentes a prevenção e combate a incêndios florestais. Foram 40 horas/aula que aconteceram na Casa Cabral Belmonte - Nova Cabrália, nos períodos da manhã e tarde.



O curso aconteceu devido ao programa “Bahia Sem Fogo” ; um projeto do Governo Estadual que existe desde 2010 e que visa prevenir, monitorar e combater incêndios em áreas de conservação de  unidades ambientais.



A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, captou esse curso junto ao Instituto Estadual e Recursos Hídricos – Inema.

Os órgãos responsáveis por ministrarem o curso foram o Inema (aula de legislação ambiental com Fabíola Cutrim) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; este que foi representado pela equipe composta pelo Tenente Sílvio e os soldados Nascimento e Welton.


 Além dos temas de prevenção, manutenção e combate ao incêndio, o uso das ferramentas e equipamentos e noção dos primeiros socorros voltados à atividade, também fizeram parte do curso que foi composto por pessoas acima de 18 anos.



No último dia (28), os alunos se deslocaram a um terreno, escolhido pela Secretaria de Meio Ambiente e com autorização do DNIT (já que a queimada foi feita às margens da BR 367) para que fosse realizada a aula prática.

Os alunos se dividiram em 03 equipes para combaterem o incêndio que foi ateado pelos próprios bombeiros. Uma forma de avaliar a aptidão de cada pessoa durante a atividade.


“De todas as brigadas que nós tivemos, até o momento, essa foi a mais interessada. A participação de vocês foi muito importante e também um tipo de reciclagem pra a gente, pois combatemos muito em cerrado e caatinga”, diz o Soldado Welton PM.

Vimos um potencial muito grande em cada um de vocês. Desejamos que vocês peguem esses talentos individuais e façam a diferença. Mostraram - se excelentes brigadistas. Ficamos felizes de entregar o certificado para pessoas que se dedicaram como vocês; essa é a nossa recompensa”, afirma o Tenente Sílvio PM.

No encerramento, os certificados foram entregues por Euclides Senna – Secretário de Meio Ambiente e Agricultura e Patrícia Cavalcante: “Fiquei extremamente feliz com o resultado dessa brigada, com o envolvimento de vocês”, diz a coordenadora regional do Inema.



Senna ressaltou que a Secretaria de Meio Ambiente se sentiu prestigiada e agradecida pela participação assídua de todos: “Agradeço também o Prefeito Agnelo Santos pelo pronto atendimento para que esse evento se tornasse realidade”, diz o secretário. Este ainda ressaltou que, Cabrália consta no relatório da SOS Mata Atlântica como uma das cidades que mais teve incêndios florestais; daí a necessidade da formação dessa brigada.


Galeria de fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1867284829986216&type=1&l=3d080d7e79

Texto, fotos e vídeos: Jerusa Brandão/JBcomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário