segunda-feira, 7 de abril de 2014

JBcomunicação: Casa da Seleção Alemã em estado de emergência

JBcomunicação: Casa da Seleção Alemã em estado de emergência: Santa Cruz Cabrália, localizada no Extremo Sul da Bahia, conhecida como o berço da civilização brasileira e escolhida pela Seleção Alem...

Casa da Seleção Alemã em estado de emergência


Santa Cruz Cabrália, localizada no Extremo Sul da Bahia, conhecida como o berço da civilização brasileira e escolhida pela Seleção Alemã para ser Centro de Treinamento e local de hospedagem durante a Copa do Mundo foi surpreendida no primeiro final de semana de abril com fortes chuvas que deixou mais de 500 pessoas desabrigadas.


Na noite de sábado (5) a Costa do Descobrimento começou a sofrer com uma tempestade que se estendeu até a manhã de domingo (6) deixando centenas de pessoas desabrigadas. O bairro mais atingido com os danos causados pelas chuvas foi o Capitão Luís de Matos, conhecido como “Sapolândia” devido à proximidade com o Rio Yaya que, dentre os trechos que corta está Nova Cabrália, Sapolândia e o centro da cidade.


População pede socorro




Cerca de duzentas famílias acordaram com água dentro de casa. Algumas tiveram o auxílio de vizinhos e amigos e conseguiram “salvar” pertences, mas a maioria não teve a mesma sorte e viram os móveis, roupas, alimentos, tudo levado pela correnteza que chegou a atingir dois metros de altura em determinadas residências.

“Fui salva pela minha mãe que me ajudou a sair da minha própria casa. A correnteza estava forte e saí com ela pelo pescoço, carregando minha filha. As crianças da casa ao lado gritavam, mas eu não pude ajudar, pois estava sentindo muito medo. Perdi tudo,” disse a moradora do bairro Sapolândia, filha de uma policial militar do município.


Ajuda Humanitária




Santa Cruz Cabrália, escolhida pela Seleção Alemã para ser Centro de Treinamento e moradia no período da Copa do Mundo 2014, está em situação emergencial, precisando de doações de alimentos, colchões, roupas, água potável etc. As doações poderão ser feitas na Igreja Católica São Francisco de Assis (Centro), Pastoral da Criança e ainda na Escola Municipal Antônio Guerra (Sapolândia). Caso queiram “adotar” uma família desabrigada, ajudando diretamente, essas podem ser encontradas em três escolas: Nair Sambrano (bairro Campinho), Terezinha Scaramussa (Centro) e Antônio Guerra.

“A Secretaria de Assistência Social está fazendo o cadastro das famílias desabrigadas, entregando alimentos, colchões, roupas etc. E esse trabalho está sendo desenvolvido na escola mais próxima dos locais atingidos. A equipe da saúde está na escola Antônio Guerra realizando os primeiros socorros e medidas emergenciais como vacinas, por exemplo,” conclui Bruna Eugênia, Assessora de Comunicação da Prefeitura de Cabrália.

A cidade ainda está aguardando a intervenção do governo do Estado, Embasa, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Segundo o departamento de comunicação municipal, todos esses órgãos já foram contactados, porém, até o momento não houve resposta.



Jerusa Brandão/JBcomunicação