quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Assuntos Indígenas




Reconstrução de ponte que liga Beira Rio ao bairro

 Karajá começa na 2ª semana de setembro



Uma ponte que, de acordo com o Secretário de Assuntos Indígenas Zeca Pataxó, está totalmente deteriorada, começa a ser reconstruída logo após as comemorações de 07 de setembro; uma necessidade que há tempos a comunidade reclama e pede solução.



Por meio da Secretaria de Assuntos Indígenas o Cacique Zeca Pataxó conseguiu, junto à empresa Veracel Celulose, todo material para a reconstrução da ponte. A Prefeitura de Cabrália vai ceder a mão de obra: “Vamos voltar a reunir para que possamos dar início ao serviço da ponte que liga a Avenida Beira Rio ao bairro Karajá”, diz o Prefeito Agnelo Santos.



O Secretário Zeca Pataxó agradeceu ao gestor a atenção prestada às comunidades indígenas: “Quero agradecer ao prefeito pelo trabalho que está sendo realizado nas aldeias Mata Medonha, Mirapé, Pororoca, Tihi Kamaiurá; apesar de todas as dificuldades devido às chuvas, estamos conseguindo manter as estradas e as escolas para que os índios possam levar os familiares e seus pertences ao trabalho”, afirma o Cacique.


Durante a reunião com o secretário, Agnelo Santos parabenizou, a todos da comunidade indígena e enviou um abraço especial para os caciques Nengo (Aroeira) e Chico Índio (Agricultura). No último final de semana (17 e 18), foi realizada as festividades dos Jogos Indígenas na Aroeira e na terça – feira (21) a Agricultura completou 29 anos de existência.



“Um abraço a todos os indígenas e o pessoal do nosso município. Estamos juntos Zeca”, finaliza o Prefeito Agnelo Santos.



Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação






Meio Ambiente



 Cabrália, uma cidade mais limpa...



Após a aquisição de mais de 40 lixeiras, a prefeitura, por Meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, já começaram a distribuição das mesmas pelos locais de maior fluxo de pessoas e lugares onde há mais necessidade de conservação do meio ambiente.


Praias, praças, escolas, píer e supermercados são alguns dos locais onde o secretário Euclides Senna e os fiscais Jefferson Tavares, Antônio Alcântara e Thiago Rodrigues já colocaram cerca de 20 lixeiras.


"Os moradores e usuários dos locais se dispuseram a tomar conta e preservar para evitar o vandalismo. Ainda temos mais dois parques de eucalipto tratado, do mesmo modelo da praça Manoel Bonfim Monteiro, para serem colocados nas praças que serão reformas no Campo Verde e Capitão Luiz de Matos (Sapolândia)", explica o secretário.


As de mais serão, provavelmente, distribuídas do outro lado do Rio João de Tiba, bairros Campo Verde, Capitão Luiz de Matos (Sapolândia) e Mirante.


Além das lixeiras azuis, tamanho padrão, há algumas personalizadas distribuídas em praias e praças.


As lixeiras de coleta seletiva foram para escolas Jacira Monteiro Benfica e Frei Henrique de Coimbra, participantes da Gincana do Meio Ambiente. Um outro conjunto dessas lixeiras irá para a escola Victurino Figueredo  em Coroa Vermelha.

A escola Terezinha Scaramussa também foi contemplada. A diretora Silvânia Nunes recebeu das mãos do Secretário Euclides Senna.


As de coleta de pilhas e baterias estão em empresas que vendem os produtos como o Supermercado Cambuí que tem um contrato de parceria com a secretaria. Os produtos coletados serão encaminhados ao destino final pela própria empresa. Esta é uma das condições do contrato.



Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação