sábado, 9 de dezembro de 2017


Novenário da Padroeira atrai centenas de pessoas à Cidade Histórica

Fé e esperança renovadas nos festejos de encerramento





Como já é tradição em Cabrália, todos os anos acontece o Novenário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Nesta sexta-feira(08), foi a culminância da festa; dia totalmente dedicado à ela. A Missa Campal foi celebrada pelo Bispo Dom José Edson da diocese de Eunápolis. Esteve presente centenas de fiéis e devotos da Imaculada Conceição e autoridades locais como o Prefeito Municipal Carlos Lero e a esposa Cleide Veira, acompanhados pelo secretariado, superintendentes e outros membros da equipe pública.



Segundo o Padre Vanderlei Ferreira, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, esta é uma festa esperada o ano inteiro pela comunidade Católica Cabraliense: “O tema central foi Os cristãos leigos e leigas chamados a servirem na igreja e na sociedade como Sal da Terra e luz para o mundo. Este é um tema nacional que tem por objetivo inserir os leigos conscientes na igreja e na sociedade”.




 Em Santa Cruz Cabrália essa  tradição já acontece há décadas. O dia começa com a alvorada. À tarde tem a procissão que passa pelas principais ruas da cidade, acompanhada por centenas de fiéis; estes não se importam em subir e descer a ladeira da Cidade Histórica; faz parte da tradição local, afirma o Pároco Vanderlei.



Logo após a procissão, inicia-se a missa solene celebrada pelo Bispo Dom José Edson da Diocese de Eunápolis. Um cenário encantador que foi favorecido pela estrutura e decoração campal; um projeto do artista Alfredo Gandarella que faz parte do quadro de funcionários da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Esse setor foi o grande incentivador e apoiador das tradições locais.




Anteriormente, sob o comando de Jair Sisan, que hoje é responsável pela pasta de Governo e Comunicação,  revitalizou e deu incentivo à cultura e festejos da cidade: “Não podemos deixar de apoiar e melhorar cada vez mais a cultura e tradições locais, pois é isso que reafirma a identidade de um povo,” diz Sisan.



No final da missa, o Bispo Dom José Edson cumprimentou o Prefeito Carlos Lero e a esposa Cleide Veira, e despediu-se de todos os membros da comunidade.


“Meus sinceros agradecimentos em relação à festa de Nossa Senhora da Conceição. O novenário foi um momento de graça, de bênçãos, de enriquecimento espiritual para todos aqueles que participaram, também para a paróquia e a cidade. Quero agradecer o apoio do prefeito em exercício Carlos Lero que nos acolheu muito bem, juntamente com sua esposa; esteve presente conosco apoiando. A festa não foi só do povo católico, mas uma festa tradicional que nós fizemos com amor e ele percebeu isso e nos ajudou. Agradeço pelo apoio e singeleza. Isso é um testemunho de fé, de apoio e de amizade para o nosso município, igreja e sociedade. Que Deus o abençoe e que ele possa fazer um bom trabalho no nosso município. Agradeço também a todo secretariado. Quando fui procurá-los sempre fui bem recebido. Toda equipe está de parabéns. Que Deus possa dar sabedoria para que possam governar com retidão e graça à comunidade,” conclui o Padre Ferreira.