quinta-feira, 9 de abril de 2015
Peugeot lança carro em Santa Cruz Cabrália
Peugeot começa o teste drive na Cidade Histórica de Cabrália. |
Com a repercussão de Santa Cruz Cabrália, desde a Copa do
Mundo Brasil 2014, quando a “Terra Mãe” do Brasil recebeu a seleção Alemã, que
se tornou campeã do mundo no mesmo ano, a cidade que já era conhecida como o “Berço
da Civilização Brasileira”, teve os “olhos” de toda a imprensa mundial voltada pra
ela. E devido a isso, talvez, o grupo francês Peugeot, tenha escolhido essa
cidade para lançar o novo carro Peugeot 2008. O Evento se deu durante dois
dias, 7 e 8/04 e iniciou na Cidade Histórica por volta das 9h45.
Pré-evento
Há pouco mais de um mês a Prefeitura Municipal de Cabrália,
por meio das Secretarias de Turismo, Infraestrutura e Comunicação, foi convidada
pelo Gerente de Vendas do Campo Bahia (local de hospedagem da seleção alemã
durante a copa) Siegfried Michel para participar de reuniões técnicas, juntamente
com representantes da Figer 360, Blautur Eventos e viagens e Raicing Eventos e
Produções, empresas responsáveis pelo evento “Lançamento da Peugeot 2008 em
Cabrália”.
Jornalistas chegando à Cidade Histórica de Cabrália. Uma pausa para fotos pouco antes de iniciar o teste drive do Peugeot 2008. |
A cidade mais uma vez foi palco de um grande evento que reforçou a importância
do município na história do Brasil.
O envolvimento da Prefeitura Municipal se deu através da
operação tapa-buracos em alguns trechos da BA 001 que fez parte do circuito
onde foi realizado o teste drive. Nem todos os buracos, foram tapados, pois
havia a necessidade de alguns justamente para que fosse avaliada a suspensão do
carro. Nesse quesito o automóvel foi aprovadíssimo!!
Teste Drive
Parte da equipe de apoio da Peugeot. |
Cerca de 90 jornalistas de todo país, sendo eles de sites,
revistas e TV’s com o segmento “4 rodas”, foram convidados para realizarem o
teste drive do Peugeot 2008. O evento, que durou dois dias (7 e 8/04), foi
dividido em dois grupos de 45 jornalistas distribuídos em 30 carros.
Apenas dois jornalistas por carro. O banco traseiro sempre vazio. A intenção é que, no meio do trajeto, ambos possam trocar de lugar. |
O circuito começou na
Cidade Histórica de Cabrália por volta das 9h45 da última terça-feira (07). O
trajeto foi à estrada que passa pelo bairro Tânia, estrada da Veracel, Ponto
Central e retornando pela BA 275, seguindo rumo ao Rio Preto que fica no território
de Belmonte e tendo a 1ª parada na Cabana e Restaurante Txawá.
Teste no asfalto. |
Esta jornalista com a repórter Gil Brandão(à direita) do programa Mundo sobre Rodas. |
Por este percurso, esta jornalista e a repórter Gil Brandão
do programa “Mundo sobre rodas” da TV Cultura de Maceío – Alagoas, enfrentamos
as irregularidades dos paralelepípedos do bairro Tânia; a poeira e pedregulhos
da estrada de terra da Veracel e interior do Povoado de Ponto Central; os
buracos da BA; que foram superados graças à excelente suspensão do carro, e
também a dificuldade que é passar pela estrada de areia fofa assim que entramos
no trecho de Belmonte próximo ao Rio Preto.
E os desafios não
pararam por aí! Assim que chegamos à Cabana Txawá, já estava preparado próximo
teste; tirar o carro da pista de lama em meio a chuva que não parava de cair.
O
Peugeot 2008 que, apesar de ser um carro nacional tem funções que são alteradas
manualmente, de acordo com o terreno a ser enfrentado, são eles: Pista normal
(asfalto), neve, lama e areia. Não entendi porque um carro nacional precisa da
função “neve”, mas tudo bem!!
Na pista normal a estabilidade é boa, atende as necessidades
do brasileiro que enfrenta diariamente os transtornos das vias nacionais. Boa
suspensão onde o passageiro quase não sente a pancada quando o carro passa por
algum buraco. O volante é pequeno e tem a melhor direção, a elétrica.
volante pequeno e com direção elétrica. |
Bancos em couro e tecido. |
No trecho de areia fofa o carro responde bem ao comando do
motorista que consegue colocar uma velocidade bem mais alta que outros carros
comuns. Em momento algum o veículo “patinou”. Já o teste na lama e em meio à
chuva, a função “lama” não funcionou. Os dois grupos que tentaram tirar o
Peugeot 2008 da pista de lama não conseguiram, mesmo com a orientação de
colegas e produtores do circuito.
O carro também não é muito econômico: Nos trechos em que se
exigiu um pouco mais do veículo, ele fez em média 7km por litro. Os bancos têm
o revestimento em couro e tecido e o painel conta com um computador de bordo. O
freio de “mão”, apesar do designer inovador, ainda não usa a nova tecnologia
que é apenas um botão, mas ainda a antiga onde há necessidade da força para puxá-lo
ou abaixá-lo.
Rumo a Santo André
Após a parada na Cabana Txawá, seguimos para Santo André,
povoado de Santa Cruz Cabrália que ficou ainda mais conhecido ano passado quando
hospedou a seleção campeã da Copa do Mundo Brasil 2014, a Alemanha!
No restaurante Vila de Santo André. |
A parada para o almoço foi no restaurante Vila de Santo André.
Apesar das fortes chuvas, que ajudou e muito no teste do
carro, o encanto frente ao Rio João de Tiba não diminuiu; vários jornalistas
aproveitaram para fazer fotos do lugar quando o temporal deu uma trégua.
Esta jornalista com os colegas de profissão de diversos estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. |
Podemos dizer que, no geral, o teste drive do novo carro da
Peugeot foi um sucesso!! Enfrentamos todas as intempéries possíveis, até “São
Pedro” colaborou mandando chuva para que pudéssemos realmente testar todas as
funções do veículo.
Encerramento
O evento teve o encerramento no Campo Bahia Resort com a
coletiva de imprensa que começou por volta das 19h. E logo após, um delicioso
jantar. No dia seguinte (08), o roteiro foi exatamente o mesmo, porém com outro
grupo de jornalistas.
Se a Peugeot realmente lançou o 2008, que não é um off road e
nem possui tração 4 x 4, para fazer frente a Eco Sport e ao Renault Duster, ela
conseguiu! Beleza, espaço, conforto, aconchego e segurança, são algumas das
características que definem o carro e agregam valores ao novo veículo que,
certamente será sucesso de vendas a partir de maio.
Mais fotos no link:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.929334443773065.1073741873.100000895554301&type=1&l=b9a6967020
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.929334443773065.1073741873.100000895554301&type=1&l=b9a6967020
Texto, vídeo e fotos: Jerusa
Brandão/JBcomunicação
Assinar:
Postagens (Atom)