quinta-feira, 9 de abril de 2015

Peugeot lança carro em Santa Cruz Cabrália


Peugeot começa o teste drive na Cidade Histórica de Cabrália.


Com a repercussão de Santa Cruz Cabrália, desde a Copa do Mundo Brasil 2014, quando a “Terra Mãe” do Brasil recebeu a seleção Alemã, que se tornou campeã do mundo no mesmo ano, a cidade que já era conhecida como o “Berço da Civilização Brasileira”, teve os “olhos” de toda a imprensa mundial voltada pra ela. E devido a isso, talvez, o grupo francês Peugeot, tenha escolhido essa cidade para lançar o novo carro Peugeot 2008. O Evento se deu durante dois dias, 7 e 8/04 e iniciou na Cidade Histórica por volta das 9h45.




Pré-evento


Há pouco mais de um mês a Prefeitura Municipal de Cabrália, por meio das Secretarias de Turismo, Infraestrutura e Comunicação, foi convidada pelo Gerente de Vendas do Campo Bahia (local de hospedagem da seleção alemã durante a copa) Siegfried Michel para participar de reuniões técnicas, juntamente com representantes da Figer 360, Blautur Eventos e viagens e Raicing Eventos e Produções, empresas responsáveis pelo evento “Lançamento da Peugeot 2008 em Cabrália”.


Jornalistas chegando à Cidade Histórica de Cabrália. Uma pausa para fotos pouco antes de iniciar o teste drive do Peugeot 2008.

 A cidade mais uma vez foi palco de um grande evento que reforçou a importância do município na história do Brasil.
O envolvimento da Prefeitura Municipal se deu através da operação tapa-buracos em alguns trechos da BA 001 que fez parte do circuito onde foi realizado o teste drive. Nem todos os buracos, foram tapados, pois havia a necessidade de alguns justamente para que fosse avaliada a suspensão do carro. Nesse quesito o automóvel foi aprovadíssimo!!


Teste Drive

Parte da equipe de apoio da Peugeot.


Cerca de 90 jornalistas de todo país, sendo eles de sites, revistas e TV’s com o segmento “4 rodas”, foram convidados para realizarem o teste drive do Peugeot 2008. O evento, que durou dois dias (7 e 8/04), foi dividido em dois grupos de 45 jornalistas distribuídos em 30 carros.

Apenas dois jornalistas por carro. O banco traseiro sempre vazio. A intenção é que,
 no meio do trajeto, ambos possam trocar de lugar.

 O circuito começou na Cidade Histórica de Cabrália por volta das 9h45 da última terça-feira (07). O trajeto foi à estrada que passa pelo bairro Tânia, estrada da Veracel, Ponto Central e retornando pela BA 275, seguindo rumo ao Rio Preto que fica no território de Belmonte e tendo a 1ª parada na Cabana e Restaurante Txawá.

Teste no asfalto.

Esta jornalista com a repórter Gil Brandão(à direita)
do programa Mundo sobre Rodas.

Por este percurso, esta jornalista e a repórter Gil Brandão do programa “Mundo sobre rodas” da TV Cultura de Maceío – Alagoas, enfrentamos as irregularidades dos paralelepípedos do bairro Tânia; a poeira e pedregulhos da estrada de terra da Veracel e interior do Povoado de Ponto Central; os buracos da BA; que foram superados graças à excelente suspensão do carro, e também a dificuldade que é passar pela estrada de areia fofa assim que entramos no trecho de Belmonte próximo ao Rio Preto.




 E os desafios não pararam por aí! Assim que chegamos à Cabana Txawá, já estava preparado próximo teste; tirar o carro da pista de lama em meio a chuva que não parava de cair. 



O Peugeot 2008 que, apesar de ser um carro nacional tem funções que são alteradas manualmente, de acordo com o terreno a ser enfrentado, são eles: Pista normal (asfalto), neve, lama e areia. Não entendi porque um carro nacional precisa da função “neve”, mas tudo bem!!


Na pista normal a estabilidade é boa, atende as necessidades do brasileiro que enfrenta diariamente os transtornos das vias nacionais. Boa suspensão onde o passageiro quase não sente a pancada quando o carro passa por algum buraco. O volante é pequeno e tem a melhor direção, a elétrica.

volante pequeno e com direção elétrica. 


Bancos em couro e tecido.

No trecho de areia fofa o carro responde bem ao comando do motorista que consegue colocar uma velocidade bem mais alta que outros carros comuns. Em momento algum o veículo “patinou”. Já o teste na lama e em meio à chuva, a função “lama” não funcionou. Os dois grupos que tentaram tirar o Peugeot 2008 da pista de lama não conseguiram, mesmo com a orientação de colegas e produtores do circuito.






O carro também não é muito econômico: Nos trechos em que se exigiu um pouco mais do veículo, ele fez em média 7km por litro. Os bancos têm o revestimento em couro e tecido e o painel conta com um computador de bordo. O freio de “mão”, apesar do designer inovador, ainda não usa a nova tecnologia que é apenas um botão, mas ainda a antiga onde há necessidade da força para puxá-lo ou abaixá-lo.


Rumo a Santo André



Após a parada na Cabana Txawá, seguimos para Santo André, povoado de Santa Cruz Cabrália que ficou ainda mais conhecido ano passado quando hospedou a seleção campeã da Copa do Mundo Brasil 2014, a Alemanha!

No restaurante Vila de Santo André. 
A parada para o almoço foi no restaurante Vila de Santo André.
Apesar das fortes chuvas, que ajudou e muito no teste do carro, o encanto frente ao Rio João de Tiba não diminuiu; vários jornalistas aproveitaram para fazer fotos do lugar quando o temporal deu uma trégua.

Esta jornalista com os colegas de profissão de diversos estados:
São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.


Podemos dizer que, no geral, o teste drive do novo carro da Peugeot foi um sucesso!! Enfrentamos todas as intempéries possíveis, até “São Pedro” colaborou mandando chuva para que pudéssemos realmente testar todas as funções do veículo.


Encerramento

O evento teve o encerramento no Campo Bahia Resort com a coletiva de imprensa que começou por volta das 19h. E logo após, um delicioso jantar. No dia seguinte (08), o roteiro foi exatamente o mesmo, porém com outro grupo de jornalistas.





Se a Peugeot realmente lançou o 2008, que não é um off road e nem possui tração 4 x 4, para fazer frente a Eco Sport e ao Renault Duster, ela conseguiu! Beleza, espaço, conforto, aconchego e segurança, são algumas das características que definem o carro e agregam valores ao novo veículo que, certamente será sucesso de vendas a partir de maio.

Mais fotos no link:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.929334443773065.1073741873.100000895554301&type=1&l=b9a6967020


Texto, vídeo e fotos: Jerusa Brandão/JBcomunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário