terça-feira, 28 de abril de 2015

Festa Católica em Cabrália tem cobertura da Canção Nova




À convite da Prefeitura Municipal, quem esteve presente no evento, foi a equipe da TV CANÇÃO NOVA que chegou na sexta-feira(24) para a cobertura da Missa dos 515 anos de evangelização e conhecer um pouco mais da história, cultura e tradições locais.


II Semana Missionária

O encerramento da semana missionária foi em Coroa Vermelha após a missa dos 515 anos de evangelização do Brasil.
 Na foto, jovens missionários de Cabrália e aldeia indígena Pataxó.

 No dia do índio (19) teve o início da II Semana Missionária em Cabrália. Neste período a cidade recebeu cerca de 35 jovens missionários vindos de diversas localidades do país; dentre eles: São Paulo, Paraíba, Espírito Santo e Bahia. A Igreja Católica Sagrada Família, por intermédio do Padre José Ailton, pediu à comunidade que recebessem esses jovens em suas residências e assim foi feito!!


Comunidade Católica abraça causa

Missionários e coordenadores se reúnem na Igreja Católica Sagrada Família - Coroa Vermelha - BA.


Não faltou boa vontade para que o trabalho de Deus fosse desenvolvido em Coroa Vermelha e bairros adjacentes. Um exemplo a ser seguido é do casal Kátia Cristina Pinto e Flávio Vanderlei Castro Pinto que fazem parte da comunidade Sagrada Família e recebeu todos os missionários na residência deles de braços abertos: “Foi uma bênção de Deus recebê-los. Até o padre e os missionários daqui de Cabrália dormiram aqui em casa. Foi uma bela confraternização onde toda comunidade contribuiu também com alimentos, serviços na igreja, cozinha etc. Gostamos de receber, está no sangue,” ressalta Kátia.

Apresentação indígena Pataxó na Igreja Sagrada Família em Coroa Vermelha - BA.
 Total cobertura da TV Canção Nova.


 “É um grupo bom, jovens educados, ficamos felizes em recebê-los e, além disso, temos bastante espaço em casa,” conclui Flávio.
Durante toda semana, foram realizadas missões em diversos bairros da cidade e realizado o congresso APLANAI, onde houve a participação de mais de 400 jovens e cujo encerramento aconteceu durante a missa dos 515 anos.

TV Canção Nova fazendo cobertura da apresentação indígena em Santa Cruz Cabrália.  Na foto, a repórter Fernanda Ribeiro e o cinegrafista Ederaldo Paulini.



Roteiro da TV



 Apresentações indígenas na Igreja Sagrada Família, visitação aos pontos turísticos e históricos da cidade e entrevista com moradores, visitantes e o historiador da cidade, Sidrach Carvalho, fizeram parte do roteiro da equipe composta pelo cinegrafista Ederaldo e a repórter Fernanda Ribeiro.

Várias tomadas nos diversos pontos históricos e turísticos da cidade. Dentre eles, o mirante "Ai que lindo!" que fica no bairro Terra de Cabral - Santa Cruz Cabrália/BA.

Marco da divisa Porto – Cabrália, Cidade Histórica, Mirante “Ai que lindo!”, Mirante da Coroa e Praia dos Lençóis; todos esses lugares foram visitados e tiveram seus encantos ressaltados pela TV Canção Nova, sob a orientação e relatos comprovados por documentação encontrada nos registros do arquivo público municipal, outro ponto histórico importantíssimo para o Brasil.



Mais fotos no link abaixo:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.938420622864447.1073741875.100000895554301&type=1&l=52338da11b



Texto e fotos: Jerusa Brandão/JBcomunicação

Festa Católica reúne milhares de fiéis



Cabrália comemora 515 anos de evangelização no Brasil

Celebração maravilhosa do Bispo Dom José Edson e todo grupo diocesano de Eunápolis.


No último domingo de abril (26), o dia amanheceu chuvoso, mas logo após deu lugar a um tempo fresco para que os fiéis se deslocassem a Coroa Vermelha, local onde foram celebradas a 1ª e 2ª missa no Brasil e onde Nossa Senhora Peregrina e Nossa Senhora da Esperança, chegaram em procissão. A missa teve início por volta das 16h20.



Fatos Históricos


Após séculos de “achamento” Santa Cruz Cabrália reforça a identidade durante os festejos dos 515 anos com a presença de Nossa Senhora Peregrina e Nossa Senhora da Esperança. A celebração relembra a 1ª missa realizada no Brasil, que aconteceu na superfície do ilhéu da Coroa Vermelha e de onde os nativos (índios tupiniquins) assistiram da praia.



 A 2ª missa se deu no dia 1º de maio às margens do Rio Mutari, onde foi fincada uma cruz de madeira com o Brasão de Portugal pregado no centro da cruz, simbolizando assim a posse de Portugal sobre esta terra. As duas missas foram celebradas pelo Frei Henrique Soares de Coimbra.



Segundo registros históricos, Pedro Álvares Cabral, que era devoto de Nossa Senhora da Esperança, trouxe da Europa a imagem da Santa para o Brasil. Esta foi roubada na capela em Coroa Vermelha. Mas até hoje a tradição acontece; todos os anos, a Santa a qual o descobridor era devoto, entra em procissão durante os festejos da evangelização no Brasil.
À esquerda, Nossa Senhora Peregrina e Nossa Senhora da Esperança, santa esta de quem Pedro Álvares Cabral era devoto e e chegou a trazer para o Brasil uma imagem dela. 


A Igreja Católica, juntamente com a comunidade, comemora a data e relembra a histórica com a participação de todos: índios, moradores, visitantes de toda parte do país e do mundo, vêm a Cabrália, nesta data, comemorar o encontro dos povos (brancos, negros e índios) que deram origem ao povo brasileiro.



Nossa Senhora Peregrina chega à Cabrália


Nossa Senhora Peregrina é levantada  pelos representantes de toda aldeia indígena Pataxó para que o público presente, cerca de 12 mil, pudessem aplaudi-la e comemorar a presença dela no evento.

Pela 1ª vez em Santa Cruz Cabrália, Nossa Senhora Peregrina chegou pelas mãos do Bispo Dom José Edson. No sábado (25), a imagem foi levada à Igreja Sagrada Família, no bairro Coroa Vermelha onde estavam reunidos centenas de jovens missionários de diversas localidades do país; além da Bahia, também da Paraíba, São Paulo e Espírito Santo.




Fez-se presente ao evento, a Diocese de São Mateus – Espírito Santo e, segundo os coordenadores capixabas, Adna Maria Farias e Nelson Barbosa da Silva, a Nossa Senhora Peregrina iniciou a peregrinação pelo país a partir da Diocese de São Mateus: “A Santa iniciou a peregrinação pela nossa diocese. Eu e meu marido fazemos parte da pastoral familiar e viemos pra cá com um grupo de jovem que fora muito bem recebido pelo casal Flávio Vanderlei e Kátia Cristina da comunidade de Coroa Vermelha. Está aqui hoje e ainda com a presença de Nossa Senhora Peregrina está sendo maravilhoso”, afirma Adna.




Na manhã de domingo (26), Nossa Senhora Peregrina percorreu as ruas da cidade em carreata. À tarde ela chegou à Coroa Vermelha onde estava sendo aguardada para iniciar a comemoração da 1ª missa celebrada no Brasil. A padroeira chegou em procissão, onde estava sendo esperada ansiosamente por milhares de devotos.
“De todos os anos que já vim, nunca vi Coroa Vermelha tão cheia”, disse Iara Reis, Gerente dos Correios em Cabrália.



Início da Missa




A missa teve início por volta das 16h20 e foi celebrada pelo Bispo Dom José Edson, juntamente com os demais membros da Igreja Católica que compõem o grupo diocesano. As santas (Nossa Senhora  Peregrina e Nossa Senhora da Esperança) chegaram nos andores e foram colocadas bem em frente ao altar para que pudessem ser bem vistas pelos fiéis. Maria dos Santos Silva, 63 anos, residente em Eunápolis, diz que vem a Cabrália há mais de 15 anos para participar da missa: “Todos os anos estou aqui comemorando; pra mim, é a data mais importante do Brasil.”


Show com Diego Fernandes



Em seguida, show com o cantor, compositor e apresentador Diego Fernandes. Este que carrega consigo ousadia e muito carisma, arrebatando, desta forma, milhares de jovens que se identificam com sua linguagem e maneira de louvar a Deus.



 Diego Fernandes fez a galera, literalmente, “tirar os pés do chão” com seus louvores em ritmo de rock. Uma linguagem inovadora para a música gospel.




Mais fotos, vejam nos links abaixo:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.938409746198868.1073741874.100000895554301&type=1&l=7d1c7902f0


https://www.facebook.com/media/set/?set=a.938429746196868.1073741876.100000895554301&type=1&l=bf8bb38497



Jerusa Brandão/JBcomunicação