sexta-feira, 24 de agosto de 2018


Diretoria da APIP se reúne com o gestor de Cabrália

Na manhã desta sexta – feira (24), o prefeito Agnelo Santos, juntamente com os secretários Fernando Ricaldi – Administração e Euclides Senna – Meio Ambiente e Agricultura, a Superintendente de Pesca - Cleonice Aragão, foi recebido pela diretoria da Associação de Pesca Indígena Pataxó – APIP.

O Objetivo da reunião foi expor as demandas da associação em busca de soluções para a comunidade de pesca. Algumas das solicitações foi a necessidade de um veículo para levar documentação à Divisão de Pesca e a Superintendência Federal de Pesca em Salvador e Regional do INSS de Itabuna. A viagem ainda não tem data marcada, pois dependerá da agenda do pessoal em salvador.

Outra demanda foi a regularização fiscal de 2017 e 2018 e a cobrança sobre a possibilidade de um convênio entre a prefeitura e APIP. O presidente da APIP Aloísio Matos e a vice Luena Maria, e mais umas 15 pessoas, membros da diretoria, ressaltaram a necessidade de uma reforma do prédio, que também funciona como Centro de Beneficiamento, além da manutenção dos equipamentos.

O prefeito Agnelo Santos ouviu atentamente e se comprometeu a dar total apoio à associação no que for preciso para o bom funcionamento.

Texto: 
Jerusa Brandão/JBcomunicação


Curso de brigadista acontecerá em Cabrália


Bahia Sem Fogo



Em parceria com a Prefeitura de Cabrália, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, vai acontecer o curso de formação de Brigadistas de Combate a Incêndios Florestais; um programa do Governo do Estado que existe desde 2010 e que visa prevenir, monitorar e combater incêndios em áreas de conservação de  unidades ambientais. Este vai acontecer de 17 à 21/09 na Casa Cabral Belmonte.



O curso de brigadista vai ser ministrado pelo Instituto Estadual e Recursos Hídricos - Inema e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Serão 40h/aula, prática e teórica. Além dos temas de prevenção, manutenção e combate ao incêndio, o uso das ferramentas e equipamentos e noção dos primeiros socorros voltados à atividade, também irão fazer parte do curso que terá apenas 30 vagas.




A partir de segunda – feira (27), os interessados, munidos de documentos pessoais, poderão fazer a inscrição na Casa Cabral Belmonte, das 08h00 às 14h00: “É importante a participação do pessoal, especialmente os da zona rural que é onde acontecem a maior parte das queimadas. O intuito é o treinamento de mais de 30 pessoas para que tenhamos uma equipe de suplentes para qualquer eventualidade. São apenas 30 kits que irão ficar com os primeiros colocados”, enfatiza o Secretário de Meio Ambiente – Euclides Senna.



 O Secretário ainda ressaltou que no litoral norte (do outro lado do Rio João de Tiba) há maior índice de incêndios: “Por isso é muito importante a participação do pessoal de Santo André, Santo Antônio e Guaiú no treinamento”, diz Senna.



Em relação aos certificados, estes serão entregues aos alunos que participarem de todas as instruções e aproveitamento dos temas abordados, prático e teórico.

Texto e foto: Jerusa Brandão/JBcomunicação