quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

 Representantes do poder público se reúnem com o IBAMA

Preocupados com as invasões que estão acontecendo na orla norte de Porto Seguro, representantes do poder público de Santa Cruz Cabrália se reúnem com Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

Na reunião estavam presentes o Prefeito Municipal de Santa Cruz Cabrália, Carlos de Jesus Vieira, os Secretários, Guto Jones e Euclides Sena, Turismo e Meio Ambiente respectivamente e Fábio Rodamilans – Superintendente do IBAMA.



O objetivo foi tentar reverter a atual situação de invasões e desmatamento na orla norte de Porto Seguro e tentar evitar que cheguem a Santa Cruz Cabrália. O superintendente se comprometeu em rever essa situação em Salvador. “Estamos preocupados, pois embora não seja no nosso município, mas é na cidade vizinha. O que está acontecendo lá pode acontecer aqui em Cabrália também. Então, as associações que defendem o meio ambiente tanto daqui de Cabrália, como também de Porto Seguro, uniram-se para que isso não aconteça”, disse Euclides Sena – Secretário de Meio Ambiente em Cabrália.


Criação de um posto do Cetas em Cabrália


Durante a reunião, o secretário de meio ambiente cobrou ao superintendente a criação de um posto do Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas em Cabrália: “Esse posto é para receber os animais apreendidos e que, às vezes chegam até machucados, possam ficar pelos menos dois dias e depois serem encaminhados ao Cetas. Em 2018 também faremos uma parceria relativa à fiscalização de areais clandestinos. Esta é uma iniciativa que, inclusive, é cobrada pelo promotor de Cabrália João Paulo”, finaliza Sena.


Make a Wish – Decoração e paisagismo conta com participação da comunidade



Um dos réveillons mais esperados do Brasil, este é o Make a Wish 2018 que acontece em Santo André, Povoado de Santa Cruz Cabrália. Comunidade envolvida, desde o plantio da grama à decoração do local, eles estão fazendo parte do evento que promete ficar na história. As secretarias de Meio Ambiente e Turismo, trabalham em parceria para que a festa aconteça em perfeita “sintonia” com o ecossistema. “Sem agressões”, reforça Euclides Sena – Secretário de Meio Ambiente.



“Tomamos todos os cuidados para que essa festa não agrida o meio ambiente. Fizemos várias exigências, rigorosas inclusive, pois nossa região é um local muito sensível, temos uma APA aqui. É uma região propícia a um turismo diferenciado; que não seja agressivo ao meio ambiente e ainda autossustentável. Esse tem que ser um evento que contemple todas as pessoas em volta e, principalmente o ecossistema. A nossa expectativa não é só ambiental, mas também, socioambiental”, afirma Sena.


“Os eventos que estamos captando para Cabrália, todos eles são pensados na sustentabilidade; seja ambiental, empresarial e sociocultural”, afirma o Secretário de Turismo, Guto Jones.


O Make a Wish, o primeiro de outros que virão, beneficiará toda a comunidade em volta com a geração de emprego e renda. Esta é uma das preocupações não só das secretarias de Meio Ambiente e  Turismo, mas também do atual gestor Carlos de Jesus Vieira: “A cidade tem carências em emprego e renda, o evento irá contemplar inclusive a comunidade, além de colocar Cabrália em destaque. Desta forma, a cidade torna-se mais valorizada através da visibilidade na imprensa não só nacional, mas internacional também”, ressalta o gestor.



Segundo Ricardo Delgado – organizador do Make a Wish, o projeto foi preparado ao longo de um ano: “Tivemos o prazer de conhecer de perto os encantos dessa cidade e suas belezas naturais. Conversamos com a comunidade para entender suas necessidades e preocupações. Ao longo de todo o período, contamos com o apoio e orientação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália para que todo o projeto trouxesse benefícios duradouros para a sociedade e que respeitasse rigorosamente a legislação”, afirma.



Houve várias contrapartidas para que o evento aconteça, uma delas é a revitalização da Orla Beira Rio. Numa dessas ações contou-se com a participação voluntária de dezenas de moradores.


 De acordo com Delgado, 100% dos resíduos sólidos produzidos no evento irão passar por um processo de separação e encaminhamento às cooperativas de catadores fora de Santo André. Além disso, haverá o apoio ao Projeto Maré na proteção às tartarugas marinhas por meio da produção de placas informativas e de conscientização ao público.



“Estamos muito animados com a chegada deste momento que sonhamos e planejamos há tanto tempo! A realização só foi possível com o apoio de toda a comunidade e participação efetiva da prefeitura e suas secretarias. Desejamos a todos ótimas festas”, conclui Delgado.