Prefeito Agnelo Santos e comunidade Rural,
uma parceria cada vez mais forte
uma parceria cada vez mais forte
Nessa Segunda-Feira (20), o Prefeito Agnelo Santos, por volta das 10h00, recebeu na Casa Cabral Belmonte, representantes da Embaúba, Joana Ramos, URC, Maravilha I e II, São Miguel e outras comunidades rurais. O objetivo foi o fortalecimento entre os trabalhadores rurais e a conscientização e importância da agricultura na economia no município.
Na reunião, foram ressaltados os avanços e os problemas atuais. Uma das reclamações estava relacionada ao uso de agrotóxico lançado via aérea pela Usina Santa Cruz álcool e açúcar.
Um dos produtores exibiu os mamões totalmente deteriorados e ainda disse que 06 novilhos já morreram, ele ainda ressaltou que não poderia afirmar, com precisão, que as mortes dos animais e/ou a produção perdida tenha sido por causa do agrotóxico, pois não foram feitas análises para se chegar a essa conclusão.
O prefeito Agnelo Santos, preocupado com a situação, deu um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura tome as providências cabíveis para que esta situação seja sanada o mais rápido possível.
"Procurem o Inema, o Ministério da Agricultura, seja qual for o órgão, para solucionar essa situação", disse o gestor ao Secretário de Meio Ambiente - Euclides Senna e de mais servidores da secretaria.
"Vejo o prefeito fazendo hoje um trabalho diferenciado. Sabemos que nós temos hoje em Brasília e que tem colocado várias emendas para beneficiar Cabrália, o Deputado Cláudio Cajado. Podem ter a certeza que vamos desempenhar o máximo para que as obras, que o prefeito prometeu durante a campanha, sejam realizadas. Estou na câmara à disposição para o que vocês precisarem", ressalta o Presidente da Câmara Romali Pairana.
Carro para atendimento Móvel
A prefeitura irá colocar, nos próximos dias, através da Secretaria de Saúde, um carro com equipamentos odontológicos para atender a Zona Rural: "Será um atendimento móvel para evitar o deslocamento das comunidades mais distantes até a sede de Cabrália", afirma Santos.
"Estamos sempre muito bem assistidos pelas secretarias de educação e saúde. Márcia (Secretária de Saúde) dispensa comentários, pois onde quer que vamos, só ouvimos elogios ao trabalho dessa mulher. Precisamos de mais participação das mulheres e jovens na política, no sindicato", frisa Horácio Neves - Presidente do Sindicato Rural.
O gestor, há poucos dias, entregou uma retroescavadeira totalmente equipada, à comunidade Rural. Esta foi uma emenda parlamentar do deputado Cláudio Cajado. O prefeito afirmou ainda que mais implementos agrícolas estão para chegar a Cabrália.
Piscicultura
Outra pauta da reunião foi sobre os tanques de piscicultura. Cleonice Aragão - Superintendente de Pesca, disse que inicialmente 50 famílias serão beneficiadas com os tanques de criação de peixes. O Governo Federal está incentivando esse trabalho por meio de programas destinados aos produtores rurais.
"Os interessados deverão procurar Horácio Neves no Sindicato Rural para que ele faça o cadastro. Mas também não adianta abrir o tanque, colocar os peixes se não souber como se faz o manejo. Por isso teremos um Engenheiro de Pesca, que ficará em Cabrália durante dois anos, treinando essas famílias que irão trabalhar com a piscicultura", disse.
Na reunião esteve presente também representantes da Associação de Pescado Artesanal da comunidade Indígena Pataxó; esta já funciona há alguns anos em Santa Cruz Cabrália. Estes sugeriram que deveria ter uma saúde diferenciada para os pescadores já que eles não têm tempo para enfrentarem fila em posto médico, pois pescador trabalha desde o início da madrugada.
Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação