quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Criado em Cabrália Conselho Municipal de Turismo



Num evento que reuniu diversos representantes de instituições, poder público municipal, Câmara de Vereadores, sociedade civil, associações, empresas privadas, Sebrae e outros, a Prefeitura Municipal da Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Turismo, instituiu o Conselho Municipal de Turismo - Comtur. 


O projeto de Lei Nº 020/2017 altera a Lei Municipal nº 373/2006 e institui o Conselho Municipal de Turismo. O Prefeito Municipal da Santa Cruz Cabrália, Carlos de Jesus Vieira, de acordo com o Artigo 58 da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou o projeto que cria o Conselho Municipal de Turismo – Comtur. Este retorna à Prefeitura para ser sancionada.


O Conselho é constituído por órgãos locais que englobam representantes do Poder Publico, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. Fazem parte desta composição as secretarias de Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Agricultura e Pesca. 

Pela sociedade civil estão:

-Associação Naval de Cabrália;

- Associação de Moradores Amigos de Ponta Grande e Mutá;

- Associação Amigos do Cais;

- Associação Pró Cultura e Turismo Santo André;

- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH;

- Associação Brasileira de Agências de Viagens;

- Universidade Federal do Sul da Bahia;

- Sebrae;

- Poder Legislativo (Câmara de Vereadores).

O Presidente do Comtur será eleito na primeira reunião ordinária. Esta deve acontecer num prazo máximo de 60 dias. Em relação à designação do Secretário Executivo, este será escolhido pelo presidente eleito, mas com a aprovação da maioria simples dos membros.

 O Secretário de Turismo, Guto Jones, realizou diversas reuniões com representantes dessas instituições, para que fosse criado o conselho: “Acredito que o conselho municipal é a plataforma de discussão de todas as demandas do turismo e a ferramenta de política pública mais eficaz. Com ela a gente consegue escutar toda comunidade e fazer um planejamento estratégico. Fizemos reuniões no decorrer do ano. Tomou posse agora, mas as ações já estavam bastante dinâmicas”, conclui.


Caps tem confraternização de final de ano




Na manhã desta quinta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS do município de Santa Cruz Cabrália realizou a confraternização de final de ano. Estiveram presentes usuários, colaboradores e autoridades municipais.
A equipe do Caps é formada por enfermeiros, psiquiatra, assistente social, psicólogo, recepcionistas etc.

A coordenação está sob o comando do enfermeiro Álvaro Sérgio. Este agradeceu o empenho, trabalho e apoio de todos: prefeitura municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, vereadores e os colaboradores: “Parabéns a equipe pelo excelente serviço prestado em 2017. Apesar do momento difícil que o Brasil enfrenta e todas as dificuldades que passamos, o Caps comemora o sucesso”, frisa.


Assistência de qualidade é o que oferece o Caps. Nele há prática do acolhimento, para que, desta forma, os usuários sejam atendidos de maneira humanizada no serviço de Saúde Mental. 

A secretária de saúde, Márcia Quaresma, parabenizou a todos pelo desenvolvimento do bom serviço. Ela se emocionou com o lindo coral que foi apresentado pelos pacientes durante o evento: “Garanto que em 2018 a prefeitura municipal, juntamente com a secretaria de saúde, continuará dando o maior apoio ao serviço de Saúde Mental para que o sucesso das ações seja mantido e, o melhor, que o CAPS continue fazendo esse lindo trabalho de inclusão social”, ressalta.



A equipe do Caps ofereceu um delicioso buffet a todos os presentes; convidados, pacientes e amigos. Vale ressaltar que a alimentação é disponibilizada aos usuários no seu dia a dia. Um evento organizado e de qualidade, agradou a todos. Parabéns à equipe da saúde!




Educação Inclusiva

Acessibilidade



A Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou ontem (13) mais uma sala de recursos multifuncionais. Desta vez, a Escola beneficiada foi a Nelson Almeida - Bairro Terra de Cabral. Sob o comando de Luzia Fernandes, que administra a pasta da Educação a pouco mais de uma semana, as mudanças vêm acontecendo sempre de maneira positiva. O objetivo é o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A educação melhora e a população agradece.


Segundo a Secretária Luzia Fernandes, as salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado: “Tem como objetivos prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular”.


 Além disso, visa garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular, fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem e assegurar condições para a continuidade de estudos nos de mais níveis de ensino. 


O conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos que caracterizam o Atendimento Educacional Especializado, é organizado institucionalmente e prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.


A produção e distribuição de recursos educacionais para a acessibilidade incluem livros didáticos e paradidáticos em Braille, áudio e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, laptops com sintetizador de voz, softwares para comunicação alternativa e outros recursos técnicos que possibilitem o acesso ao currículo escolar.


Educação Inclusiva


A Educação Inclusiva é um direito assegurado na Constituição Federal para todos os alunos. A efetivação desse direito deve ser cumprido pelas redes de ensino, sem nenhum tipo de distinção. Assim, o programa de salas de Recursos Multifuncionais constitui uma medida estruturante para a consolidação de um sistema educacional inclusivo que possibilite garantir uma educação de qualidade.

Reunião de conselhos acontece na sede da Assistência Social



Na manhã de ontem, quarta-feira (13), a Secretária de Assistência Social Ernanda Saffran reuniu representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e a Ong Instituto de Arte e Cultura de Coroa Vermelha. Contou-se com a participação de membros do CRAS, CREAS , SAC, representantes de Associação “Somos Todos Iguais nas Diferenças” e “Mães de Pessoas com Deficiência” , Instituto Amigos de Santo André - Iasa e outras instituições.


O objetivo da reunião foi aprovar as seguintes pautas:

- Prestação de contas do projeto de Capacitação Nutrivida;
-Termo de Aceite de Adesão da Casa de Abrigo para mulheres em situação de violência;
- Continuidade do Aceite aí Programa Primeira Infância no SUAS.


 Logo após a aprovação das pautas em questão, Ernanda Saffran encerrou a reunião e agradeceu a presença e participação de todos: “É de grande relevância a participação contínua de vocês nas reuniões, pois cada um de nós somos importantes na construção de uma política pública efetiva para a população. Que nossa coragem seja maior que nossos medos e que nossa força seja tão grande quanto nossa fé”, finaliza.

Fotos: Ronny Paiva