sexta-feira, 24 de maio de 2013

CEIT faz visitas a Sto. Antônio e Coroa Vermelha


 


 

O Centro de Educação e inovação tecnológica - CEIT organizou na última sexta-feira (10/05) visitas a Santo Antônio e a Unidade de Beneficiamento do Pescado em Coroa Vermelha. Na comitiva esteve presente os representantes da Vivo, Fernando Elias e Larissa Dantas, Nancy Nascimento - Sebrae Salvador, e a equipe do Projeto Pescando com Redes 3G, Rui Trombeta e Fabrício Alves, Joelson Nascimento e Fernanda Martins.

 


A Barraca Integrada da Maricultura na Praia de Santo Antônio foi o local escolhido pelo grupo com o intuito de observar o desenvolvimento, técnicas utilizadas para cultivo e manuseio de ostras na região. Segundo o coordenador Geral do Projeto Pescando com Redes 3G, Fabrício Alves, fatores ambientais mais importantes para o desenvolvimento da ostra são salinidade, temperatura, PH e oxigênio. Em relação à parte social é a participação da comunidade, conhecimento do processo produtivo de comercialização e desenvolvimento econômico.

 


Em seguida, a equipe se deslocou para o restaurante Gaivota no Povoado de Santo André para a observação do processo de comercialização das ostras no aquário depurador e, logo após, à Cabana de Praia Recanto do Sossego que também realiza o mesmo trabalho. A unidade de Beneficiamento do Pescado em Coroa Vermelha foi o local de encerramento da expedição educacional.

Workshop acontece no CEIT



 
 
 
 
O projeto pescando com redes 3G realizou na última quinta - feira (09/05) a 1ª oficina com os pescadores em Santa Cruz Cabrália. A atividade teve como foco a utilização das tecnologias móveis no setor pesqueiro e novas propostas para o aplicativo da pesca desenvolvido na primeira fase do projeto.

 
 
O evento começou por volta das 17h30 e teve a participação de 17 pescadores das comunidades de Cabrália, Porto seguro, Coroa Vermelha e Guaiú, além de contar também com representantes da Fundação Telefônica VIVO, Prefeitura Municipal por meio da Superintendência da Pesca, Sebrae de Salvador, IABS e Editacuja.
Durante a oficina ocorreram atividades e dinâmicas entre os grupos de pescadores visando melhorar o entrosamento e buscar novas ideias para atualização e criação de aplicativos. Foram realizadas dinâmica de grupo, sensibilização para o uso das tecnologias, imersão ao aplicativo da pesca, exemplos da tecnologia em nosso dia a dia e debate sobre ideias para uma nova atualização do aplicativo. Além disso, os pescadores que utilizam o aplicativo do projeto Pescando com Redes 3Gpuderam ensinar os demais participantes as vantagens da utilização da tecnologia durante o trabalho no mar e ainda apontaram melhorias que podem ser feitas na atualização do aplicativo.



Nancy Nascimento, da unidade de agronegócio do Sebrae Salvador, disse que veio à Cabrália a convite de Rui Trombeta – coordenador local do projeto: "Vim conhecer o projeto e as atividades que foram e estão sendo desenvolvidas aqui. Amanhã faremos uma visita à unidade de beneficiamento de Coroa Vermelha. Dessa maneira, vamos ver a possibilidade de apoio do Sebrae."




Fernando Elias, Larissa Dantas e Cláudio Xêpa.

Os representantes da Fundação Telefônica VIVO, Fernando Elias e Larissa Dantas marcaram presença no evento: "Estamos muito felizes em visitar o CEIT em funcionamento. Estive aqui no dia 15 de março para participar da inauguração juntamente com os representantes da Qualcomm e USAID. Hoje temos um motivo especial para estar aqui; junto com os pescadores e marisqueiras, vamos assistir as entrevistas realizadas ano passado pelo Museu da Pessoa. Acompanho muito todas as ações do projeto já faz algum tempo e agora com mais esse espaço inaugurado, que é o CEIT, estou satisfeito com os resultados. O Centro Educacional de Inovações Tecnológicas é da comunidade e está sendo muito bem aproveitado", explica Fernando Elias.


Para o Superintendente de Pesca, Cláudio Mendes – Xêpa, "o apoio da Prefeitura está sendo de extrema importância, pois estamos cumprindo com as contrapartidas, de acordo com o termo de cooperação assinado entre as empresas parceiras e o Prefeito Jorge Pontes. Estou muito feliz com isso e agradeço a todos os parceiros, a Qualcomm, a Telefônica Vivo, USAID e as empresas responsáveis pela execução, a IABS e Editacuja. E afirmo que muita coisa boa ainda irá acontecer..."

 
No encerramento da oficina, foram exibidos os vídeos das entrevistas realizadas pela organização Museu da Pessoa – SP ano de 2012 com os pescadores e marisqueiras da região e também vídeos produzidos pelos próprios jovens participantes do CEIT-PR3G.