sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Canteiro de Obras


O local onde funciona a feira, no centro da cidade, está passando por reformas.

Em um passeio por Santa Cruz Cabrália nota - se a diferença do que era e o que a cidade está tornando - se. As obras não param. Nos "quatro cantos" a prefeitura trabalha, ainda mais,para que a cidade esteja bonita e agradável para os moradores e visitantes.

O local está passando por aterramento, reforma dos banheiros e logo após, vai ser colocado piso.
Um trabalho para deixar o local mais limpo, bonito e agradável.

Reforma do Posto de Saúde do bairro Tânia. Gestor acompanhado por
Romálio Moura - Assessor Político, Ícaro Peixoto - Superintendente de Esportes
e Fernando Ricaldi - Secretário de Administração.

Junto com a equipe, o prefeito Agnelo Santos visita as obras, conversa com a comunidade e escuta as opiniões daqueles que residem e precisam de uma Cabrália melhor para todos!




Início da reforma da quadra.



Prefeito Agnelo acompanhado por Israel Marinho,
um dos moradores ilustres de Ponto Central.
Serviço de imprimação (1ª camada do asfalto).
Serão 03 camadas para que o trabalho fique impecável.

Algumas das obras em andamento podemos citar o calçamento da Rua Rondônia e transversais no bairro Campinho, reforma da quadra e recuperação do Posto de Saúde do bairro Tânia, aterramento, piso e reforma dos banheiros da feira no centro de Cabrália, iluminação na BR 367 e bairros adjacentes, reforma e ampliação do PSF de Santo André, asfaltamento da rua principal e entorno da praça de Ponto Central, além da recuperação e paisagismo da praça, construção do meio fio e calçadas:
 "Essa é uma solicitação antiga dos moradores do nosso distrito que sempre foi esquecido pelas gestões anteriores", afirma o Presidente da Câmara de Vereadores, Romali Pairana.

Praça de Ponto Central será recuperada e asfaltada em seu entorno.


Terraplanagem, limpeza e iluminação

Iluminação na BR 367, bairros adjacentes, povoados e de mais
locais onde há necessidade desses cuidados.

Vila Orádia.
Além dessas obras, o serviço de terraplanagem, limpeza, poda e iluminação, foi feito nos diversos bairros de Cabrália, povoados de Santo André, Santo Antônio e Guaiú e zona rural: "O serviço é constante", afirma o gestor que ainda enfatiza: "Estou honrando a confiança que a população cabraliense depositou em mim quando me elegeu com mais de 70% dos votos. Não irei decepcioná-los".


Entrada da Vila Orádia.
Próximas obras


Para a próxima semana, reformas, da Unidade de Saúde no projeto Embaúba e do PSF de Ponto Central, serão iniciadas.
Outra demanda da população, que em breve será inaugurada, é a mudança da sede do SAMU. Este continuará localizado em Nova Cabrália, porém em local mais adequado ao funcionamento.



Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação

Fotos: Jerusa Brandão, Romálio Moura, José Raimundo Galvão e Jerry Xavier.

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Cabrália participa de Feira Medieval em Belmonte - Portugal


A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália participou do recital
"O Encontro" na XV Feira Medieval de Belmonte - Portugal.


O evento, que aconteceu em agosto, atraiu cerca de 45 mil pessoas em 03 dias. O município foi representado por Laércio Silva - representante do município de Belmonte - Portugal na Costa do Descobrimento e Ubiranan Pataxó - representante do povo indígena de Santa Cruz Cabrália.


Ubiranan foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Belmonte - Antonio Rocha, este que convidou o índio Pataxó para realizar abertura oficial do evento.






"Cabrália se destacou durante os 03 dias do evento. Foi amplamente divulgada", afirma Laércio que ainda ressaltou que, o compromisso firmado com a prefeitura foi cumprido: "Honramos o que nos propusemos à fazer. Levamos o nome de Cabrália ao nível mais elevado, e em especial Coroa Vermelha, porta de entrada da cidade. Acredito que iniciativas como essas engrandecem ainda mais o trabalho realizado pelo prefeito Agnelo Santos".





As Secretarias de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer não mediram esforços para que Cabrália fosse representada na cidade de Belmonte - Portugal:"Essa iniciativa faz parte do projeto do Prefeito Agnelo Santos em unir, ainda mais, as cidades de Cabrália e Belmonte. Vamos continuar com as ações que contribuam, de fato, para o índice de desenvolvimento do município", explica a Secretária de Educação - Dilza Reis.






Joaquim Feliciano da Costa,  Presidente da Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social do Conselho de Belmonte - EMPDS, agradeceu as presenças de   Ubiranan Pataxó e Laércio Silva - coordenador e produtor do recital "O Encontro" na XV Feira Medieval de Belmonte: "Atividades culturais estreitam e fortalecem os laços entre Belmonte a Santa Cruz Cabrália", conclui o Presidente da EMPDS.



Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação
Fotos: Laércio Silva

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Assuntos Indígenas e Veracel

Parceria que deu certo!




O Secretário de Assuntos Indígenas - Zeca Pataxó, juntamente com Eunice Brito - Etno Consultoria, reuniram - se com o Presidente da Veracel Celulose - Andreas Bionser e o Diretor de Sustentabilidade, Renato Carneiro e a coordenadora de comunicação - Débora Jorge.
 O objetivo da reunião foi buscar apoio para a realização dos Jogos Indígenas 2019 tanto para Porto Seguro quanto Cabrália. Foi solicitado ainda auxílio para o melhoramento do transporte, meio ambiente, educação, social, infraestrutura e outras necessidades das comunidades indígenas de Santa Cruz Cabrália.


"A Veracel continua com o apoio aos centros culturais indígenas. Solicitamos, também, poços artesianos em locais onde há essa necessidade, transporte quando precisarmos ir a Brasília reivindicar a demarcação do nosso território e apoio aos jogos indígenas", diz o secretário.




Os Jogos Indígenas de Coroa Vermelha acontecem na Praça do Cruzeiro de 17 a 20 de abril e em Porto Seguro, de 21 a 25/04 no local conhecido como Boca da Barra:
"É um prazer receber a liderança Zeca pataxó. Essa é uma parceria que vem de muitos anos e se manterá pelos anos a frente", ressalta Renato Carneiro.



"Levamos outra proposta, que será analisada pela empresa. Nela, pedimos reparos em algumas ruas da aldeia, museu, shopping e campo de futebol", explica Zeca Pataxó que afirmou ainda que a Veracel liberou a compra do material para reconstruir a ponte que liga o bairro karajá  a avenida Beira Rio.




"Mantemos um diálogo aberto, construtivo, com a comunidade indígena; uma posição da veracel que irá continuar nessa nova gestão", conclui o Presidente Andreas Bionser.

Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Infraestrutura

 Luta diária contra os estragos causados pelas chuvas


A prefeitura continua trabalhando intensamente, dando prioridade à zona rural; comunidades que sofreram com o abandono durante muitos anos.


O serviço de terraplanagem na zona rural já foi feito nas comunidades do Vale da Purificação, Andaré e Manoel Severino. A próxima comunidade a ser contemplada será a vila Orádia.


Segundo Presidente da Associação de Andaré, conhecido como "Daí", há 20 anos não se passava uma patrol por lá:
"Foram feitos serviços na ladeira e na próxima semana esperamos o trator de esteira para dar continuidade em outras vias", diz o presidente.


Já foram feitas 13Km de estradas que dão acesso à comunidade do Andaré, 24Km de vias internas do Manoel Severino e ainda o Vale da Purificação que terá o trabalho concluído na próxima semana: "Assim que terminarmos na Purificação começaremos em Vila Orádia", afirma Galvão - Superintendente de Agricultura.


"Estamos aguardando, juntamente com o prefeito Agnelo Santos, a finalização da  emendar parlamentar do Deputado Federal Cláudio Cajado, que irá beneficiar toda zona rural com represas, pontes e vias", conclui o Secretário de Infraestrutura - Geraldo Gordilho.

Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação

terça-feira, 11 de setembro de 2018


Encontro de educadores discute ações que podem
tornar a BNCC mais eficiente no município




Após o feriado de 07 de setembro em que as escolas municipais realizaram um desfile inovador em Coroa Vermelha, "porta de entrada de Cabrália", a Secretaria de Educação iniciou a semana com o 4º encontro de educadores, representantes do Conselho e Fórum de Educação, articuladores locais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e os palestrantes, mestres e doutores em educação, Eliana Povoas - UFSB, Edson kaiapó - IFBA  e Giovanni de Jesus Silva - UNEB. O evento aconteceu no auditório da Nutrivida em Coroa Vermelha, no período da manhã.



As palestras foram referentes à diversidade, currículo e BNCC. A Secretária de Educação de Cabrália, Dilza Reis, explicou que o BNCC não é o currículo, mas uma referência para os assuntos abordados em sala de aula: "Este foi o nosso 4º encontro, mas ainda há muito para discutirmos. O currículo tem que ser adequado à realidade do aluno, as experiências, cultura de cada município e região", ressalta a secretária.




O evento durou uma média de 05h00 e teve como mediador o professor Mestre Stéfano Couto. Dilza Reis agradeceu a participação de todos os convidados: "Agradeço ao Stéfano por fazer o papel de mediador, a Eliana Povoas por ter iniciado essa conversa junto à Santa Cruz Cabrália, Giovanni pela contribuição que tem nos proporcionado desde a abertura do ano letivo e ao Edson Kaiapó que abriu, com louvor, o nosso diálogo firmando o compromisso com a tão sonhada educação de qualidade. Agradeço imensamente as instituições IFBA, UNEB e UFSB por estarmos juntos nessa luta, com esse diálogo em prol de dias melhores", conclui a secretária de Cabrália.



Álbum de fotos:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1848868638494502&id=648486218532756

Texto, fotos e vídeos: 
Jerusa Brandão/JBcomunicação

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Ministério do Esporte 

 Incentivo aos Jogos Indígenas 2019


A Secretaria de Assuntos Indígenas de Cabrália não perde tempo! Ao se tratar de temas que envolvem o desenvolvimento das comunidades Indígenas do Extremo Sul, o Secretário Zeca Pataxó, a Superintendente de Porto Seguro - Luzia Pataxó e um grupo de índios se reuniram, nessa quarta - feira (05), em Brasília, com o Ministro do Esporte Leandro Cruz. O objetivo foi buscar incentivos para os Jogos Indígenas de 2019.


Jogos Indígenas Pataxó


Os jogos indígenas fazem parte da tradição e reforço da identidade cultural brasileira.  Acontece na semana em que se comemora o dia do índio e o Descobrimento do Brasil. Os primeiros povos do país se reúnem em Coroa Vermelha, local onde aconteceu a 1ª  missa em 26 de abril e 2ª em 1º de maio (missa de posse).


Pintura: Victor Meirelles
 1ª Missa Celebrada no Brasil em 1500


Durante os jogos, índios, de diversos estados brasileiros, vêm à Cabrália para participarem das modalidades como: Arco e flecha, corrida com tora, cabo de guerra e outros. Em Santa Cruz Cabrália, os jogos acontecem na Praça do Cruzeiro - Coroa Vermelha, de 17 a 24/04 e em Porto Seguro, de 21 a 25/04 no local conhecido como Boca da Barra.


Reunião com o Ministro do Esporte Leandro Cruz.


Segundo o Secretário de Assuntos Indígenas de Cabrália - Zeca Pataxó, o ministro afirmou que irar apoiar os jogos no que for preciso: "Temos que fazer adequações de acordo com a planilha deles. A Superintendente Luzia Pataxó, veio entregar os documentos da 11ª edição dos jogos em Porto Seguro. E nós aproveitamos para buscar apoio para os jogos de Cabrália", conclui o cacique de Coroa Vermelha.

Texto: Jerusa Brandão/JBcomunicação