sexta-feira, 27 de março de 2015

V Conferência dos direitos da Criança e do Adolescente em Cabrália





Na última quinta-feira de março (26), a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália realizou a V Conferência dos direitos da criança e do adolescente. O evento aconteceu na Nutrivida - Coroa Vermelha e contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e Fórum DCA de Santa Cruz Cabrália.



 O foco, a política e plano decenal dos direitos humanos e fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente. O evento foi aberto a toda comunidade e contou com a participação dos alunos das diversas escolas municipais e estaduais.


Abertura

A mesa foi composta por representantes dos poderes executivo, legislativo, conselho tutelar e representante escolar indígena. A apresentação, dos alunos da escola Escola Indígena Pataxó e do Instituto Amigos de Santo André, abrilhantou o evento que se estendeu durante a manhã e tarde.

À esquerda, Rafaela Matos - Associação Mulheres em Ação - MEA, Tatiana Barreto, Prefeito Jorge Pontes, Janete Pontes - Sec. Ação Social, Luciano Monteiro - Presidente da Câmara Municipal, Júnior - Coordenador do Conselho Tutelar e o representante indígena Emerson Pataxó.




Apresentação da dança Awê pelos alunos da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. 


Alunos da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha participaram ativamente na V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  na Nutrivida - Coroa Vermelha. Com o representante indígena na mesa de honra, Emerson Pataxó, os alunos mostraram um pouco da cultura Pataxó com a apresentação da dança awê, uma tradição secular!


Confira o vídeo:




Apresentação dos alunos do Instituto dos Amigos de Santo André - IASA. 

A apresentação dos alunos do IASA foi outro destaque à conferência. Um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos no Povoado de Santo André. É a música integrando os alunos de todas as escolas do município.



Confira o vídeo:




Trabalhos desenvolvidos

Durante a conferência, cinco eixos temáticos dividiram o público, foram eles: Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos; Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Durante a conferência, foi formada a plenária de votação do regimento com o objetivo de apreciar, discutir e aprovar as normas adotadas e cumpridas pelos participantes da mesma. Ao final do evento, formou-se mini plenárias as quais apresentaram as propostas encaminhadas por cada grupo formado com a divisão dos eixos temáticos e a eleição dos delegados que irão participar da III Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Texto, fotos e vídeos: Jerusa Brandão/JBcomunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário