quarta-feira, 27 de dezembro de 2017


Calendário de eventos Axé Moi




Está chegando a hora!! Nos dias 28,29 e 30 de dezembro de 2017, na Arena Axé Moi em Porto Seguro, começa o melhor pré-réveillon do Brasil!! Em sua 10ª edição, venha curtir o som de Marília Mendonça, Aviões, Harmonia, Léo Santana, Gusttavo Lima, Zé Neto e Cristiano, É o Tchan e Molejo. 

Mais informações:

 http://www.reveillon-axemoi.com.br/2018/?cod=5210




E a festa no Axé Moi não encerra por aí!!
No dia 31/12 o embalo continua, só que na Cabana Axé Moi, a partir das 22h00.

Atrações: Ricardinho da Bahia e Banda, Cia de Dança Axé Moi
Valores: 90,00 (open de cerveja skol, água e refrigerante, mesa de frutas e queima de fogos).



 Psirico

Data: 08 de janeiro
Horário: A partir das 22h
Local: Cabana Axé Moi
Valores: 60,00


 Baile da Santinha


Data: 18 de janeiro
Horário: A partir das 22h
Local: Arena Axé Moi
Atrações: Léo Santana e Ludmila

Confira no Link: 
http://www.axemoi.com.br/2017/?mw=reserva-baile



 Carnaporto


Data: 14,15 e 16 de fevereiro de 2018
Horário: A partir das 22h
Local: Arena Axé Moi

Confira no link:
http://www.carnaporto-axemoi.com.br/2018/?cod=5210

Atrações: Saulo, Harmonia do Samba, Dennis, Léo Santana, Tomate, Bell Marques, Cláudia Leitte, Wesley Safadão e Banda Eva.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

 Representantes do poder público se reúnem com o IBAMA

Preocupados com as invasões que estão acontecendo na orla norte de Porto Seguro, representantes do poder público de Santa Cruz Cabrália se reúnem com Superintendente Estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA.

Na reunião estavam presentes o Prefeito Municipal de Santa Cruz Cabrália, Carlos de Jesus Vieira, os Secretários, Guto Jones e Euclides Sena, Turismo e Meio Ambiente respectivamente e Fábio Rodamilans – Superintendente do IBAMA.



O objetivo foi tentar reverter a atual situação de invasões e desmatamento na orla norte de Porto Seguro e tentar evitar que cheguem a Santa Cruz Cabrália. O superintendente se comprometeu em rever essa situação em Salvador. “Estamos preocupados, pois embora não seja no nosso município, mas é na cidade vizinha. O que está acontecendo lá pode acontecer aqui em Cabrália também. Então, as associações que defendem o meio ambiente tanto daqui de Cabrália, como também de Porto Seguro, uniram-se para que isso não aconteça”, disse Euclides Sena – Secretário de Meio Ambiente em Cabrália.


Criação de um posto do Cetas em Cabrália


Durante a reunião, o secretário de meio ambiente cobrou ao superintendente a criação de um posto do Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas em Cabrália: “Esse posto é para receber os animais apreendidos e que, às vezes chegam até machucados, possam ficar pelos menos dois dias e depois serem encaminhados ao Cetas. Em 2018 também faremos uma parceria relativa à fiscalização de areais clandestinos. Esta é uma iniciativa que, inclusive, é cobrada pelo promotor de Cabrália João Paulo”, finaliza Sena.


Make a Wish – Decoração e paisagismo conta com participação da comunidade



Um dos réveillons mais esperados do Brasil, este é o Make a Wish 2018 que acontece em Santo André, Povoado de Santa Cruz Cabrália. Comunidade envolvida, desde o plantio da grama à decoração do local, eles estão fazendo parte do evento que promete ficar na história. As secretarias de Meio Ambiente e Turismo, trabalham em parceria para que a festa aconteça em perfeita “sintonia” com o ecossistema. “Sem agressões”, reforça Euclides Sena – Secretário de Meio Ambiente.



“Tomamos todos os cuidados para que essa festa não agrida o meio ambiente. Fizemos várias exigências, rigorosas inclusive, pois nossa região é um local muito sensível, temos uma APA aqui. É uma região propícia a um turismo diferenciado; que não seja agressivo ao meio ambiente e ainda autossustentável. Esse tem que ser um evento que contemple todas as pessoas em volta e, principalmente o ecossistema. A nossa expectativa não é só ambiental, mas também, socioambiental”, afirma Sena.


“Os eventos que estamos captando para Cabrália, todos eles são pensados na sustentabilidade; seja ambiental, empresarial e sociocultural”, afirma o Secretário de Turismo, Guto Jones.


O Make a Wish, o primeiro de outros que virão, beneficiará toda a comunidade em volta com a geração de emprego e renda. Esta é uma das preocupações não só das secretarias de Meio Ambiente e  Turismo, mas também do atual gestor Carlos de Jesus Vieira: “A cidade tem carências em emprego e renda, o evento irá contemplar inclusive a comunidade, além de colocar Cabrália em destaque. Desta forma, a cidade torna-se mais valorizada através da visibilidade na imprensa não só nacional, mas internacional também”, ressalta o gestor.



Segundo Ricardo Delgado – organizador do Make a Wish, o projeto foi preparado ao longo de um ano: “Tivemos o prazer de conhecer de perto os encantos dessa cidade e suas belezas naturais. Conversamos com a comunidade para entender suas necessidades e preocupações. Ao longo de todo o período, contamos com o apoio e orientação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália para que todo o projeto trouxesse benefícios duradouros para a sociedade e que respeitasse rigorosamente a legislação”, afirma.



Houve várias contrapartidas para que o evento aconteça, uma delas é a revitalização da Orla Beira Rio. Numa dessas ações contou-se com a participação voluntária de dezenas de moradores.


 De acordo com Delgado, 100% dos resíduos sólidos produzidos no evento irão passar por um processo de separação e encaminhamento às cooperativas de catadores fora de Santo André. Além disso, haverá o apoio ao Projeto Maré na proteção às tartarugas marinhas por meio da produção de placas informativas e de conscientização ao público.



“Estamos muito animados com a chegada deste momento que sonhamos e planejamos há tanto tempo! A realização só foi possível com o apoio de toda a comunidade e participação efetiva da prefeitura e suas secretarias. Desejamos a todos ótimas festas”, conclui Delgado.


terça-feira, 19 de dezembro de 2017


Sul-baiano de jiu-jítsu, sucesso no “berço do Brasil”



 Na manhã de domingo (17), foi realizado na Praça de Arakakaí o Campeonato Sul-Baiano de Jiu-Jitsu. O município litorâneo que é famoso pelas belezas naturais, passa a destacar-se também por sediar eventos esportivos, principalmente o Jiu-Jitsu, modalidade que mais cresce no País. Um evento organizado pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu – FBJJO e com total apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, atraiu centenas de pessoas durante todo o dia.



Foram várias categorias que participaram das disputas; desde a mirim até o master. Destaque também para a modalidade de submission que foi disputado da categoria até o absoluto.  O evento foi bastante elogiado tanto pela estrutura quanto pela organização. E o local escolhido foi uma atração a mais para quem veio de longe em busca, não só de uma medalha, mas também de distração e lazer num local que tem um cenário encantador.





De acordo com a federação, o objetivo é mostrar o crescimento do esporte em toda Costa do Descobrimento e ainda, como a cidade pode sediar competições dessa modalidade. “O Campeonato Sul-baiano de Jiu-Jitsu traz boa projeção não só para Cabrália, mas também para toda região. É uma oportunidade para os atletas terem mais visibilidade, patrocínios e incentivos ao Jiu-Jitsu”, disse Washington Sampaio – Representante da Federação Baiana. Ele ainda agradeceu a parceria da Prefeitura de Santa Cruz de Cabrália, ao Prefeito Carlos Lero, Guto Jones – Secretário de Turismo e ao Superintendente de Esportes Jorge Ícaro; além do apoio do comércio local.



A premiação para o campeão Absoluto foi o mais desejado, o Cinturão!
Segue a lista dos Campeões do Absoluto:

Masculino

Faixa Preta - Charle Braga - Equipe Fúria Top Team – Brasília;
Faixa Marrom - Isaías Santos - Equipe Yamasaki - Porto Seguro;
Faixa Roxa - Adriano Moraes - Equipe Cemilton Reis - Santa Cruz Cabrália;
Faixa Azul - Luan Lima - Simetria Fight - Teixeira de Freitas;
Faixa Branca - José Afonso - Equipe Halavanca - Porto Seguro.

 Feminino

Faixa Branca - Luísa Polon - Equipe Simetria Fight - Teixeira de Freitas;
Faixa Azul - Deise Leonanjo - Equipe Simetria Fight - Teixeira de Freitas.



 

Igreja Congregacional realiza Cantata de Natal





No último domingo (17), a Igreja Congregacional, localizada à Rua João de Tiba – Bairro Terra de Cabral, realizou uma belíssima “Cantata de Natal” por volta das 20h00. O evento atraiu um público de várias localidades do município, inclusive de outras igrejas.




Um coral maravilhoso que fez parte da encenação do Nascimento de Jesus em Belém; este que é o verdadeiro sentido do Natal. O Prefeito Carlos de Jesus Vieira, juntamente com a família, amigos e funcionários públicos, prestigiaram a Cantata organizada pelos pastores e participantes. Parabéns a todos os envolvidos. Uma linda homenagem ao “Salvador do Mundo”.







domingo, 17 de dezembro de 2017


Natal das Famílias na Praça da Âncora

Prefeitura de Cabrália inova e inicia as comemorações mais cedo



Em Cabrália as festas de final de ano começam mais cedo. Com a presença do Papai Noel na Casa Natalina, as crianças e os adultos, conheceram o “bom Velhinho”. Ele recebeu a todos, distribuiu brinquedos às crianças que o visitou na Praça da Âncora, nesta sexta-feira (15). Enriquecendo ainda mais o evento, a Escola Arco – Íris organizou a 10ª Mostra de Arte onde houve  apresentação de dança, teatro, música, exposições de pinturas, tudo muito bem planejado para encantar o público de todas as idades. O Prefeito Municipal, Carlos de Jesus Vieira, chegou acompanhado da família onde permaneceu até o final das apresentações.

10ª Mostra de Arte e Comemorações Natalinas,
 juntas na Praça da Âncora


A Escola Arco-Íris apresentou a 10ª Mostra de Arte, com o tema “Vejo arte em toda parte”. Por meio do teatro, música e das artes plásticas, as crianças passaram a mensagem, de forma lúdica, de respeito ao próximo e ao meio ambiente de todo o planeta Terra: “Achamos interessante levar esse trabalho para ser apresentado em praça pública. É um espaço que deve ser ocupado por nós e também, para que não só os alunos reflitam sobre o tema exposto, mas também a comunidade. Ficamos muito felizes com a presença de todos e agradecemos aos pais pela confiança em nosso trabalho”, diz Mariene Santana.



E quem ainda não visitou o Papai Noel na abertura, pode encontrá-lo neste final de semana (16 e 17) e nos próximos dias (22 e 23). Ele chega por volta das 17h00 na Praça da Âncora.







“Fiquei encantada com a mostra de arte e as apresentações. A escola Arco-íris caprichou nos detalhes e acertou na data, pois as famílias que foram ver a Casa do Papai Noel, na Praça da Âncora, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da equipe e curtir as apresentações das crianças”, disse Marcele Pontes,  mãe da Mirela do 4º ano que se apresentou na praça.





O Prefeito Municipal chegou acompanhado da esposa e filhos. Encontrou amigos, assistiu a todas as apresentações, aplaudiu e divertiu-se: “Foi tudo muito bonito, organizado. A intenção era exatamente essa: Trazer as famílias à Praça, confraternizar. As apresentações das crianças foram belíssimas. Toda equipe da escola Arco-Íris está de parabéns. Nossas crianças brincaram à vontade, tiraram foto com o Papai Noel, divertiram-se e os pais, os avós, assistindo com muita tranquilidade. Isso é importante”, conclui o Prefeito Carlos Lero.


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Samu de Cabrália completa 06 anos


Nessa sexta-feira (15), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez 06 anos de instalação no município de Santa Cruz Cabrália. Essa data especial foi lembrada pela Secretária Municipal de Saúde, Márcia Quaresma, que esteve presente na base local do SAMU e participou de uma pequena confraternização com os funcionários. O Samu fica localizado no bairro Nova Cabrália. 


O SAMU é um serviço essencial para a população porque atua nos momentos mais críticos que sãos os primeiros atendimentos de urgência que o paciente recebe antes de chegar ao hospital. Os profissionais que trabalham no atendimento são treinados para agirem em situações extremas. O objetivo principal é prover meios para que as pessoas atendidas cheguem às unidades de saúde nas melhores condições possíveis.
O SAMU de Santa Cruz Cabrália, devido ao nível de excelência das suas equipes, ainda dá suporte a outros municípios próximos sempre que necessário. Para isso, os profissionais são acionados por uma central localizada em Eunápolis que decide qual unidade pode chegar mais rápido para atender as ocorrências.

 "Temos que lembrar que o SAMU, apesar de ter bases em várias cidades, é um serviço interligado e os acionamentos são centralizados através do telefone 192. Acionados por esse número, as equipes também dão suporte e atendimento a pacientes em estado grave em cidades que não têm base do SAMU em funcionamento e nem veículos equipados com equipes da saúde para prestar assistência e preservar os sinais vitais desses pacientes até chegarem ao Hospital indicado para recebê-los", afirma Dejane Dias, coordenadora do SAMU em Santa Cruz Cabrália.
A Secretária de saúde, Márcia Quaresma, parabenizou esses profissionais, cujo trabalho é de suma importância para a população de toda a Costa do Descobrimento. E finalizou agradecendo a todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz Cabrália: "É através do empenho de todos que conseguimos manter as condições necessárias para o funcionamento desse serviço tão importante para o salvamento e preservação da vida", conclui a secretária.

Calendário de Eventos 2018 é lançado junto

com a marca de Cabrália




Por meio da Secretaria de Turismo, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália realizou no auditório do Hotel Baía Cabrália o lançamento do calendário de eventos 2018 e a marca da cidade. Fizeram-se presentes, representantes do Sebrae, Política Militar, representantes do Poderes Executivo e Legislativo, membros de associações, institutos e comunidade. Neste mesmo evento, também foi instituído o Conselho Municipal de Turismo - Comtur.


Cabrália – Terra Mater. Berço do Brasil





A marca da cidade foi apresentada por Mário Bestetti – Consultor do Sebrae; este que juntamente com membros da comunidade, durante várias reuniões, fez um estudo sobre o que mais caracterizava o município:“Houve muitas sugestões. Alguns citaram a Cruz em Coroa Vermelha, onde foi celebrada a 1ª missa do Brasil; outros o marco da divisa. No final a escolha foi a Igreja Nossa Senhora da Conceição – Cidade Histórica. Usamos o contorno superior dela para criar a marca. Esta não é a marca de uma gestão, mas da cidade. Deve ser aproveitada em bolsas, camisetas, adesivos ou em qualquer outro produto ou material de divulgação. Quando alguém olhar para ela reconhecerá Santa Cruz Cabrália”, disse Bestetti.


O Prefeito Municipal, Carlos de Jesus Vieira, ressaltou o esforço de todos os envolvidos, tanto na criação do Comtur quanto da marca: “Com todo esse empenho, tive certeza que os resultados seriam positivos. O Sebrae não mediu esforços para que o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil se mantivessem em um só propósito para a nossa região”, afirma.

De acordo com Alex Brito, Gerente Regional do Sebrae em Texeira de Freitas, o evento foi uma comemoração de um trabalho que vem sendo desenvolvido há tempos em Santa Cruz Cabrália: “Nós estivemos presentes no fortalecimento da instância e governança, assessoramos o Conselho, fizemos reuniões mensais, palestras e demos apoio na elaboração da Lei do Comtur. Isso tudo foi possível porque a comunidade, o setor privado e o público abraçaram essa ação juntamente com o Sebrae”, disse Alex.



Numa parceria entre Prefeitura Municipal de Santa Cruz Cabrália, Sebrae, representantes da sociedade civil e o setor privado, a marca Cabrália foi desenvolvida, podendo ser divulgada livremente. O objetivo é reforçar a identidade local e servir como referência: “A marca foi feita pela comunidade do turismo com a participação de todos. O importante é que, em longo prazo, onde essa marca for vista, seja vinculada à nossa cidade”, reforçou Jones.


Durante a solenidade, foi lançado também, o Calendário de Eventos 2018. O Secretário de Turismo, Guto Jones, ressaltou que, por enquanto, o calendário consta apenas a programação do turismo, mas que será acrescentada também a cultural.





Calendário de Eventos 2018



quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Criado em Cabrália Conselho Municipal de Turismo



Num evento que reuniu diversos representantes de instituições, poder público municipal, Câmara de Vereadores, sociedade civil, associações, empresas privadas, Sebrae e outros, a Prefeitura Municipal da Santa Cruz Cabrália, por meio da Secretaria de Turismo, instituiu o Conselho Municipal de Turismo - Comtur. 


O projeto de Lei Nº 020/2017 altera a Lei Municipal nº 373/2006 e institui o Conselho Municipal de Turismo. O Prefeito Municipal da Santa Cruz Cabrália, Carlos de Jesus Vieira, de acordo com o Artigo 58 da Lei Orgânica Municipal, faz saber que a Câmara Municipal aprovou o projeto que cria o Conselho Municipal de Turismo – Comtur. Este retorna à Prefeitura para ser sancionada.


O Conselho é constituído por órgãos locais que englobam representantes do Poder Publico, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. Fazem parte desta composição as secretarias de Turismo; Cultura, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Agricultura e Pesca. 

Pela sociedade civil estão:

-Associação Naval de Cabrália;

- Associação de Moradores Amigos de Ponta Grande e Mutá;

- Associação Amigos do Cais;

- Associação Pró Cultura e Turismo Santo André;

- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH;

- Associação Brasileira de Agências de Viagens;

- Universidade Federal do Sul da Bahia;

- Sebrae;

- Poder Legislativo (Câmara de Vereadores).

O Presidente do Comtur será eleito na primeira reunião ordinária. Esta deve acontecer num prazo máximo de 60 dias. Em relação à designação do Secretário Executivo, este será escolhido pelo presidente eleito, mas com a aprovação da maioria simples dos membros.

 O Secretário de Turismo, Guto Jones, realizou diversas reuniões com representantes dessas instituições, para que fosse criado o conselho: “Acredito que o conselho municipal é a plataforma de discussão de todas as demandas do turismo e a ferramenta de política pública mais eficaz. Com ela a gente consegue escutar toda comunidade e fazer um planejamento estratégico. Fizemos reuniões no decorrer do ano. Tomou posse agora, mas as ações já estavam bastante dinâmicas”, conclui.