sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Samu de Cabrália completa 06 anos


Nessa sexta-feira (15), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fez 06 anos de instalação no município de Santa Cruz Cabrália. Essa data especial foi lembrada pela Secretária Municipal de Saúde, Márcia Quaresma, que esteve presente na base local do SAMU e participou de uma pequena confraternização com os funcionários. O Samu fica localizado no bairro Nova Cabrália. 


O SAMU é um serviço essencial para a população porque atua nos momentos mais críticos que sãos os primeiros atendimentos de urgência que o paciente recebe antes de chegar ao hospital. Os profissionais que trabalham no atendimento são treinados para agirem em situações extremas. O objetivo principal é prover meios para que as pessoas atendidas cheguem às unidades de saúde nas melhores condições possíveis.
O SAMU de Santa Cruz Cabrália, devido ao nível de excelência das suas equipes, ainda dá suporte a outros municípios próximos sempre que necessário. Para isso, os profissionais são acionados por uma central localizada em Eunápolis que decide qual unidade pode chegar mais rápido para atender as ocorrências.

 "Temos que lembrar que o SAMU, apesar de ter bases em várias cidades, é um serviço interligado e os acionamentos são centralizados através do telefone 192. Acionados por esse número, as equipes também dão suporte e atendimento a pacientes em estado grave em cidades que não têm base do SAMU em funcionamento e nem veículos equipados com equipes da saúde para prestar assistência e preservar os sinais vitais desses pacientes até chegarem ao Hospital indicado para recebê-los", afirma Dejane Dias, coordenadora do SAMU em Santa Cruz Cabrália.
A Secretária de saúde, Márcia Quaresma, parabenizou esses profissionais, cujo trabalho é de suma importância para a população de toda a Costa do Descobrimento. E finalizou agradecendo a todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz Cabrália: "É através do empenho de todos que conseguimos manter as condições necessárias para o funcionamento desse serviço tão importante para o salvamento e preservação da vida", conclui a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário