segunda-feira, 16 de março de 2015

Santa Cruz Cabrália, charme e beleza na "Terra Mãe" do Brasil


Rio João de Tiba que passa também pelo Vilarejo de Santo André, local onde a Seleção Alemã ficou hospedada durante a Copa do Mundo Brasil 2014.


Destaque no mundo inteiro, por sua importância histórica no Descobrimento do Brasil e agora por ter sido escolhida como casa da Seleção Alemã durante a Copa do Mundo Brasil 2014, o município que tem atualmente pouco mais que 20 mil habitantes, desponta no cenário turístico como um dos mais procurados para quem busca tranquilidade aliada à beleza e uma excelente gastronomia para todos os gostos.

Travessia de balsa pelo Rio João de Tiba que liga Cabrália à Santo André.
Santa Cruz Cabrália, com suas praias de beleza única e preservada, está localizada no Extremo Sul Baiano, onde passa por toda sua extensão, a BR 367 (para quem deseja visitar a cidade de carro ou ônibus) e a 22 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro. A porta de entrada da cidade é o bairro Coroa Vermelha, local onde foi celebrada a 1ª Missa no Brasil em 26 de Abril de 1500 pelo Frei Henrique de Coimbra. Lá se encontra o Museu Indígena Pataxó e inúmeras barracas de artesanato local.
Coroa Vermelha, local da 1ª Missa celebrada no Brasil em 26 de Abril em 1500.

Seguindo pela Orla Norte, observam-se diversos locais citados nas cartas de Pero Vaz de Caminha, como o Rio Mutary e a famosa Praia dos Lençóis, lugar de beleza singular que recebeu em sua encosta as naus de Pedro Alvares Cabral em 22 de Abril de 1500.
Praia dos Lençóis, aqui Pedro Álvares Cabral chegou com suas naus em 22 de Abril de 1500.

Gastronomia e Hospedagem

Cabrália hoje tem cerca de 2860 leitos para todos os gostos: de resorts, hotéis e pousadas, chegando a camping para os adeptos de um contato mais direto com a natureza, não poderia faltar neste roteiro turístico, uma bela gastronomia onde se inclui os famosos pratos com frutos do mar, como a moqueca, o catado de siri e os pastéis de camarão. Tudo isso, podendo ser degustado à beira mar!! Comida boa em um lugar maravilhoso com muita tranquilidade no berço da civilização brasileira!

Santa Cruz Cabrália é história!
Vista do Rio João de Tiba do alto da Cidade Histórica.
 Museu vivo brasileiro com a história contada por seu povo que é mistura de etnias, costumes e tradições. A Cidade Histórica de Santa Cruz Cabrália é um dos locais que não se pode deixar de conhecer.

Igreja Nossa Senhora da Conceição na Cidade Histórica. A santa é a padroeira da cidade, cuja a comemoração acontece no dia 08 de dezembro.

 Com uma igreja centenária que dá nome à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, o arquivo público municipal, que na época do descobrimento deu lugar a câmara e cadeia da antiga Vila de Santa Cruz e ainda podemos observar as ruínas de um antigo casarão que provavelmente é do século XVIII, mas que até hoje, não se sabe o que funcionou ali.
Ruínas que, provavelmente são do século XVIII ficam ao lado da
 Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Do outro lado do rio...
Do outro lado do Rio João de Tiba, encontramos os povoados de Santo André, Santo Antônio e Guaiú lugares que para chegar tem que atravessar o rio de balsa, num passeio que leva, no máximo, 15 minutos e tendo como brinde a bela paisagem dos manguezais e ainda, uma vista única do mar que está logo após as paredes de corais que separam o rio do mar. Só mesmo em Cabrália para se ver algo de beleza tão impressionante quanto a Baía Cabrália.

O Povoado de Santo André foi o local escolhido pela seleção campeã do mundo se hospedar durante a Copa do Mundo Brasil 2014. A Alemanha se encantou pelo povo e seus costumes. Conviveu e aprendeu com os moradores que o sossego e a paz que o local traz é algo que reflete no cotidiano de cada um. Santo André tem atualmente pouco mais de 800 moradores que vieram de toda parte do mundo e foram acolhidos pelos nativos com muito carinho. Talvez a vitória da seleção alemã tenha vindo justamente devido à energia positiva que só se encontra aqui, no berço da civilização brasileira, quem sabe?!

As praias de Santo André são destaque no cenário nacional como uma das mais belas do país. Logo à diante, cerca de 14 km, vem Santo Antônio, que também tem belíssimos atrativos, dentre eles, o maior Santo Antônio montado do mundo que foi construído exatamente para identificar o local onde o visitante está chegando.
Maior Santo Antônio montado do mundo. Uma homenagem ao povoado que leva este nome.
Em seguida, vem o Guaiú, com sua beleza singular onde podemos encontrar, além das belíssimas praias de natureza preservada, uma cabana de praia ecológica, o restaurante da Maria Nilza e um charmoso e aconchegante local de hospedagem bem em frente o mar, na Pousada do Campeão. Lá podemos fazer passeios a cavalo, caiaque e outras modalidades aquáticas.

Passeios Fluviais e marítimos
Paz e sossego você e sua família encontram em Cabrália. Mas há também opções para quem curte passeios aquáticos. Coroa Alta é um desses atrativos; é um grande recife com banco de areia em alto mar. Passeios pelo rio João de Tiba que levam à ilha do Sol, conhecida também como ilha dos doces, é outra opção. Além do famoso banho de lama que, de acordo com os moradores, rejuvenesce!

Ecoturismo
Parque Ecológico Fazenda Mãe Tereza.
O Parque Ecológico Fazenda Mãe Tereza é bastante procurado para quem gosta de praticar, tirolesa, caiaque ou ainda de passeios a cavalo ou de lancha se assim preferir. Além disso, um delicioso self-service e churrasco tipicamente uruguaio fazem parte do pacote. A fazenda Mãe Tereza é de fácil acesso, bem próxima ao centro de Cabrália, pode-se chegar de carro.
Fazenda Mãe Tereza tem diversas opções de lazer para quem busca aventura aliada à segurança.
Conheça Santa Cruz Cabrália!! Um lugar apaixonante!!

Confira mais fotos nos links abaixo:
https://www.facebook.com/jerusarpb/media_set?set=a.711381728901672.1073741853.100000895554301&type=3
https://www.facebook.com/jerusarpb/media_set?set=a.715259655180546.1073741855.100000895554301&type=3
https://www.facebook.com/jerusarpb/media_set?set=a.402153119824536.91744.100000895554301&type=3
https://www.facebook.com/jerusarpb/media_set?set=a.269836833056166.66311.100000895554301&type=3
Texto e fotos: Jerusa Brandão/JBcomunicação
                            
  

3 comentários:

  1. Parabéns Jerusa! Por mais este excelente trabalho em prol da divulgação e da comunicação da nossa cidade. Estamos juntos nesta caminhada!

    Sidrach

    ResponderExcluir